5 hábitos sustentáveis e fáceis para 2018 que vão fazer você economizar muito!

Quando dizemos que ser sustentável significa também economizar muito dinheiro, muitas pessoas são céticas. Por isso, vou dar fim a este mito hoje, dando vários exemplos para você. Tenho certeza que vou te convencer de que ter atitudes sustentáveis implicam, na maioria das vezes, em economia de muito dinheiro. Assim, começamos 2018 com o pé direito, sendo mais amigo do planeta e economizando $$.

Compre a granel

Compras a granel costumam ser muito mais em conta do que os mesmos itens no supermercado que vêm com um bando de embalagens que sobrecarregam o meio-ambiente de resíduos ou a industria da reciclagem. Certamente existem vários lugares (lojas ou mercados) na sua cidade que vendem produtos à granel. Para arrematar, leve sacolinhas de tecido ou recipientes reutilizáveis que você já tem! Vale até aqueles saquinhos de guardar sapatos (lave antes, claro). E não se preocupe, a pessoa que te atender poderá zerar a balança com a sacolinha e pesar apenas o conteúdo. Conforme você fizer isso, as pessoas já irão te conhecer e saber como você quer. É uma ótima oportunidade para puxar conversa com as pessoas e educá-las um pouco mais.

Lave roupas com os frutos da árvore do sabão

Confesso que isso é uma das coisas que eu ainda não fiz por falta de oportunidade, mas estou em busca dos frutos da árvore do sabão. Essa coisa maravilhosa permite lavar roupas, louças, usar como xampu e sabonete para o corpo. Pois é, quem diria que a natureza nos dá coisas que sempre precisamos e totalmente de graça! Algumas árvores foram mapeadas e você pode checar se elas estão próximas a você aqui.

Compre em brechós e sebos

Existem itens em excelente estado, até mesmo com etiqueta em brechós e livros nunca lidos em sebos! Aproveite e procure aquele item que você já precisa de segunda mão. Você pode se surpreender com o que vai achar e a economia que vai fazer.

Tenha sua horta em casa

É possível cultivar uma hortinha com pouco espaço e você vai comer de forma muito mais saudável sem gastar a mais. Além disso, ainda vai ter o prazer de ver suas plantinhas crescendo, conforme cuidar delas. É muito gostoso.

Recuse, reduza, reutilize, repare e recicle.

Já falamos muito disso daqui, mas existe uma verdade nesta filosofia. Veja em detalhes abaixo.

  • Recuse o que não precisa
    Só porque é de graça você tem que aceitar? Você realmente vai usar? Faz diferença na sua vida? Apenas fazendo isso, você deixará de acumular um bando de coisas que só enchem sua vida de cacarecos inúteis, além de desperdiçar dinheiro e gerar muito lixo.
  • Reduza o que precisa
    Este é um item polêmico, mas pense bem: você poderia maneirar nas compras do supermercado? Você corre o risco de que a comida estrague. Uma boa parte dos resíduos gerados pelos lares brasileiros são orgânicos (veja mais aqui). Compre o que precisa, desperdice menos e economize dinheiro.
  • Reutilize coisas já disponíveis
    Ou seja, se você precisa de algo, veja com seus parentes ou amigos se eles não possuem esse item. Uma outra alternativa é usar aplicativos de economia colaborativa, por exemplo o “tem açúcar” que permite que você solicite algo ou doe algo a seus vizinhos.
  • Repare (conserte) itens que já possui
    Em muitos casos sai mais barato. Sabia que é possível até reparar cerâmica quebrada? Pois é, veja a receita aqui. Além disso, iniciativas no mundo todo têm incentivado o conserto de peças ao invés da reposição. Existem os repair cafés que ainda não são muito conhecidos no Brasil. Seu município tem uma iniciativa legal assim? Comente abaixo. 🙂
  • Recicle o que não puder “salvar”
    A reciclagem pode te dar descontos na conta de luz ou na passagem de metrô. Pelo menos é o que acontece em São Paulo com a AES Eletropaulo (em detalhes neste post aqui) e a Retorna Machine. Seu município tem algo semelhante? Comente abaixo. Ah, e não esqueça de que compostar também é reciclar (no caso, reciclar o material orgânico). O composto é muito útil para nutrir a terra de suas plantas (por exemplo na hortinha de sua casa), o que as deixará muito mais felizes e saudáveis.

Sucesso com os novos hábitos!

Anúncios

8 comentários sobre “5 hábitos sustentáveis e fáceis para 2018 que vão fazer você economizar muito!

  1. Josi_Anacleto disse:

    Muito interessante! Esse ano quero trazer para a minha vida atitudes sustentáveis e nunca tinha ouvido falar da árvore do sabão. Meu pai que é jardineiro sim, pena não ter nenhuma perto da minha cidade. Gostei muito do blog, parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • M disse:

      Those are great aims! I have finally found soap nuts in my hometown, where I went for the holidays. They are very very abundant there and I didn’t know it! My next (or “next-next”) post will be about it. I have been using the nuts to do laundry and in my dish washer! It works great and has a lovely smell! 🙂 I will also try to plant it nearby! Thanks for such wonderful comment, Hannah.

      Curtir

      • M disse:

        It took me nearly 3 years to find out that they are abundant here. I felt like a fool! I have no idea if they occur naturally in the UK, but perhaps we could find a way to share things like these when travelling. Even if in the end we send by mail (if we are closer, it would be easier in a lot of ways). I wonder if this is feasible.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s