Manual completo do descarte para a limpeza de fim/começo de ano

Com o ano chegando ao fim, é muito comum as pessoas fazerem uma limpeza geral em casa, retirar itens que não são mais usados, seja porque simplesmente não os usamos mais ou por estarem quebrados, velhos, etc. Por isso, este post não será focado em alternativas lixo-zero (ou zero waste), mas será focado na parte do upcycle/reciclagem/descarte correto dos itens que não servem mais a você.

Este guia é o resultado de uma busca literalmente de anos, a fim de garantir que todos os meus resíduos fossem encaminhados corretamente. Agora você pode desfrutar dele também. 😉

Venda ou Doação

Perfeito para aqueles itens em bom estado que você tem e não usa mais por qualquer que seja o motivo. Algumas sugestões de sites bacanas para você vender ou doar seus pertences:

Venda

Você pode começar juntando um dinheirinho nos seguintes sites e desapegando de itens em bom estado:

Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários!

Doações

Você também pode fazer o bem doando itens em bom estado para pessoas que necessitem. Você pode dar diretamente a alguém que sabe que pode precisar ou mesmo apoiar alguma causa. Seguem ONGs que fazem bazares para apoiar causas sociais e sobrevivem, em boa parte, de doações:

Conhece outra ONG que precise de doações? Deixe sua sugestão nos comentários.

Descarte Consciente

Existem itens que, infelizmente, não têm salvação e temos que descartar mesmo. Aqui segue um guia de onde e como descartar os mais diversos itens no seu lar, maximizando a reciclagem desses materiais.

Reciclagem “clássica”: metais, vidro, papel, plásticos

Se você quer reciclar aqueles itens “clássicos”, como plástico, papel, metais e vidro, mas não possui coleta seletiva na sua região/bairro/município, uma boa saída são as estações de coleta de supermercados, como as do Carrefour ou Pão de Açúcar. As lojas de material de construção, como a Leroy Merlin, também coletam esses itens, além de outros mais difíceis de reciclar, como lâmpadas, pilhas, eletrônicos, etc.

Outra opção, se você mora em São Paulo ou em outra cidade cuja distribuição de energia elétrica seja feita pela AES, é ir a um dos postos de coleta e trocar seus itens recicláveis por descontos na conta de luz, como já dito aqui anteriormente. Lá eles também aceitam eletrônicos e óleo de cozinha.

Reciclagem de eletrônicos

Hoje, muitos locais disponibilizam coleta de eletrônicos (ainda bem, ufa!). Alguns deles são: postos da AES e lojas de material de construção, como a Leroy Merlin.

Terracycle (esponjas, cosméticos, papelaria, …)

A Terracycle promove o descarte consciente de: esponjas, cosméticos vencidos e embalagens, tubos de creme dental e escovas de dentes, material de papelaria (canetas, lápis, borrachas, etc.), veja todas as campanhas de arrecadação aqui. Envie os itens a serem descartados você mesmo ou encontre um posto de coleta próximo (times da Terracycle).

Itens peculiares e de difícil descarte

Este é certamente o item mais complicado, o que nos condena a, muitas vezes, descartar muitas coisas nos lixões e aterros sanitários. Não precisa ser assim, algumas empresas são focadas nesses serviços de coleta. A Ecoassist, por exemplo, coleta eletrodomésticos que não funcionam,  móveis sem condições de uso, tecidos, além de muitos outros itens. É possível desfrutar dos serviços desta empresa sem nenhum custo se você tiver um seguro residencial de alguma dessas seguradoras: Itaú, Allianz, Zurich ou Liberty. Caso contrário, é necessário fazer um orçamento e pagar uma taxa.

Tecido

Você costura? Conhece alguém que costure e acumula muitos tecidos intocados? Uma boa dica é o Banco de Tecido! Lá você pode deixar seu tecido e outros itens de costura (linhas, zíperes, elásticos, etc.) e trocar por crédito em quilogramas! Ou seja, se você deixou 1kg de tecido, pode resgatar 1kg de outro tecido. Demais, não? E você pode resgatar em qualquer outra unidade do banco de tecidos, não precisa ser na mesma em que deixou os seus!

Medicamentos vencidos e embalagens

Diversas farmácias/drogarias oferecem o serviço de coleta de medicamentos vencidos e suas respectivas embalagens. Dê uma olhada nos locais de coleta aqui.

Cartões

A iniciativa dos Papa-Cartão é muito bacana! Você não deve descartar seus cartões de banco junto com outros plásticos, mas leve-os até os pontos de coleta que a reciclagem é garantida!

Outros: não encontrei o que estava procurando!

Não encontrou o que procurava aqui? A e-Cycle possui um site em que é possível buscar onde fazer o descarte de algum item específico na sua região, usando o seu CEP!

 

Feliz Natal e um 2018 mais leve, sem os excessos que carregamos em nossas casas! Muita saúde, paz e menos, muito menos lixo!

PS.: esta publicação não teve patrocínio de nenhuma empresa, todas as dicas e sugestões foram feitas apenas com base nas minhas procuras pessoais. Quer sugerir algum outro tipo ou local de descarte? Deixe seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s