Pequenas escolhas, grandes diferenças!

Estava aqui pensando sobre coisas bobas que poderíamos fazer que fariam uma diferença enorme no meio-ambiente. Você não precisa ser adepto(a) de uma filosofia de vida ecologicamente correta radical para fazer uma diferença.

É claro, eu opto sempre que possível por comprar itens que não tenham embalagem, levando meus próprios saquinhos e potes, mas penso também no caso em que a embalagem é indispensável. Às vezes uma escolha inteligente é mais eficiente do que um passo radical.

Bom, pode parecer um pouco vago tudo isso, mas vou deixar então uma lista bem genérica de 10 atitudes de fácil aplicabilidade e que fazem toda a diferença! 😀

  1. Se você é adepto de tomar refrigerante, chás industrializados, etc., – eu não recomendo, mas… – opte por comprar aqueles que vêm embalados em latinhas de alumínio ou vidro, pois a reciclabilidade desses produtos é basicamente infinita. Já aqueles que vêm em embalagens plásticas são mais complicados. Plástico é um veneno e sua reciclabilidade é finita. Claro, certifique-se de que sua embalagem depois será reutilizada ou reciclada!

  2. Ande sempre, sempre com uma sacolinha retornável! Menos sacolinhas plásticas, mais respiro pro meio-ambiente. Thanks!

  3. Recuse canudos de plástico. Se você tem nojo de colocar sua boca na latinha, peça educadamente para a pessoa que te atender lavar a latinha e não trazer o canudo do mal.

  4. É possível pedir suco ou qualquer outra bebida em copos de vidro ou cerâmica mesmo em locais que normalmente oferecem em descartáveis. Peça sempre que possível!


  5. Ande com lencinho de tecido na bolsa. Se você anda com um de papel, por que não pode andar com um de tecido? Você nem precisa comprar um, dá pra fazer com tecido de roupas já velhinhas ou restos de outros tecidos renegados! 😉

  6. Anda de carro? Que tal andar mais a pé, de bicicleta, carona, ônibus, metrô ou Uber? Até táxi pode sair mais em conta do que carro ao longo do ano! Dê uma olhada nessa calculadora de custos aqui!

  7. Se usa carro (flex), por que não abastecer com etanol mais vezes? O etanol é mais caro, de fato, mas é muito mais sustentável.

  8. Ao lavar roupas em casa, use a capacidade máxima da sua máquina de lavar! Assim você economiza água, energia elétrica, sabão e amaciante. E que tal reaproveitar a água pra limpar o banheiro, a calçada, outras roupas, o carro,…?

  9. Indo nessa mesma linha, evite passar roupas aos poucos. Ligue o ferro uma vez por semana (ou menos, se possível) e passe tudo de uma vez só. Sua conta de luz e o planeta agradecem!

  10. Vai comprar algo? Por que não comprar um item seminovo? Quando você compra algo que já foi usado por alguém, mas que está em bom estado, você reduz a demanda da indústria para fabricação daquele item. É economia de muito lixo, recursos naturais e energia elétrica. Algumas opções: aplicativo Skina; sites Enjoei, MercadoLivre, OLX; grupos no Facebook de trocas, fale com amigos e familiares… O céu é o limite!

Espero que essas dicas tenham ajudado você a fazer escolhas mais inteligentes. Tem uma dica pra compartilhar? Escreva nos comentários abaixo e divulgue sua escolha inteligente.

Até a próxima! :-*

3 comentários sobre “Pequenas escolhas, grandes diferenças!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s