Adeus 2015! Que venha 2016!

Caros leitores,

Primeiramente, peço desculpas pelo total abandono deste blog nesses últimos meses. Muitas coisas aconteceram com esta que vos fala, o que impediu que eu escrevesse com a frequência desejada. Profissionalmente falando foi um período muito corrido, com muitas etapas concluídas, viagens realizadas, entre outros. Estou em débito com meus leitores, mas 2016 está aí para que eu possa tentar alcançar o tempo perdido!

Muitas ideias de posts estão no forno, quentinhas, prontas para serem publicadas. Vários rascunhos ainda não acabados, mas encaminhados para publicação. Então, vamos começar com as finalizações de fim de ano, não é mesmo? 😉

Recentemente também saiu uma entrevista com esta que vos fala no blog do Overleaf. Na entrevista eu falo da minha vida profissional e do meu engajamento com o estilo de vida lixo-zero. Clique aqui para acessar o post!

Um pouco antes desta longa pausa de quase 4 meses sem publicar no blog, havíamos recebido a indicação do nosso blog amigo, Grünish, a fundadora do Zero Waste Bloggers Network ou ZWBN (clique em cima para acessar o nosso site) no post Sun Is Up. É com muito orgulho que nós aceitamos o Sunshine Award (e com uma certa vergonha pela longa pausa) e nós indicamos, em contrapartida, os seguintes blogs:

Respondemos às perguntas feitas pela Inge, a responsável pelo blog Grünish. As perguntas foram feitas em inglês, mas nós respondemos em português (as perguntas originais estão logo abaixo das perguntas em português):


Perguntas e Respostas:

Faça uma resenha de 30 segundos do seu filme, livro ou blog lixo zero:
(Give us a 30 second review of your favorite Zero Waste film, book, or blog:)

Não possuo um livro ou um filme favorito. Minha maior fonte de inspiração são os outros blogueiros do ZWBN, além dos diversos Ted Talks que eu assisto. A maioria está na página Vídeos Interessantes deste blog!

Quem o que é sua motivação para adotar o estilo de vida lixo-zero?
(Who or what is your motivation behind your zero waste lifestyle?)
A minha principal motivação para adotar este estilo de vida é saber que eu posso, individualmente, fazer a diferença. Você também pode! A única coisa que nos impede de conseguir alcançar esse estilo de vida é a conveniência do dia-a-dia e o fato de não acreditarmos que podemos fazer a diferença. Acredite: você pode fazer. Ao inspirar pequenas mudanças nas outras pessoas, atitudes legais vão se espalhando de forma viral. Mesmo que tudo não mude de uma vez só, aos poucos a diferença acaba acontecendo!

Qual é o significado do nome do seu blog?
(What is the meaning behind your blog’s name?)
O nome do blog é bem direto:  Vivendo sem lixo, ou seja, como é viver uma vida sem produzir resíduos que não possuem outro destino que não seja o aterro sanitário. Além disso, como reduzir a necessidade de reciclar ao reduzir a demanda por embalagens.

Como sua família e seus amigos reagem ao seu estilo de vida lixo-zero?
(How do your family or friends react to your zero waste lifestyle?)
Isso depende muito dos amigos e dos familiares. Mas na realidade isso tem sido muito bom para treinar a minha própria tolerância. Na realidade, eu sei que a maior parte das pessoas não terá uma postura como a minha quando se trata de lixo. A maioria sequer se importa em reciclar. E isso é algo que eu preciso aceitar, pois o que está a meu alcance eu faço. Infelizmente, eu não posso mudar sozinha todos os aspectos que me desagradam no mundo. É por isso que eu tenho esperanças de que algumas pessoas se inspirem ao lerem este blog e outros.

Qual é seu regalo preferido e você simplesmente não vive sem?
(What is your favorite treat you just can’t live without?)
Há algumas coisas que eu não vivo sem e que são complicados de lidar com o estilo de vida lixo-zero. Talvez um dos mais graves seja minha cafeteira da Nespresso, que eu amo de paixão. Por outro lado, o que me consola é que a Nespresso possui um sistema de tratamento das cápsulas para reciclagem do alumínio e d produção de fertilizantes a partir do café em pó: Ecolaboration. E não há plástico envolvido! Se você também tem uma máquina dessas, não deixe de encaminhar corretamente as cápsulas usadas nos pontos de coleta da Nespresso!


Perguntamos aos nossos indicados:

  1. Qual é o objetivo do seu blog?
  2. Qual é a sua publicação preferida até o momento?
  3. Qual é a sua motivação para manter um blog?
  4. Relate um pouco das suas experiências como blogueiro.
  5. Quais são suas perspectivas para 2016 relacionadas ao seu blog?

E, você, quais são as suas perspectivas pra 2016?
Feliz Ano Novo! Que seu ano seja repleto de conquistas, saúde, paz, felicidade e menos lixo!
Um beijo grande e um forte abraço!

6 comentários sobre “Adeus 2015! Que venha 2016!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s