Campanha para o fim das sacolas plásticas: #MyBag

Antes que este post comece a “chover no molhado”, eu gostaria de prover alguns fatos importantes:

  • É estimado que cerca de 1 trilhão de sacolas plásticas descartáveis são utilizadas no mundo a cada ano (de acordo com Earth Policy Institute); ou seja 2 milhões de sacolinhas por minuto!
  • Com o descuido do encaminhamento dos resíduos em nossas cidades, é muito comum que as sacolinhas acabem em diversos lugares, especialmente nos oceanos. Ao chegar lá…
    • Animais podem comer essas sacolas e morrer por conta disso;
    • Essas sacolas podem começar a se quebrar em milhares ou milhões de subpedaços microplásticos.

Vamos olhar para o cenário em que essas sacolas se tornam microplásticos. Existe um outro número escondido aí que vale a pena anotarmos:

  • Cerca de 93% do plástico nos oceanos são microplásticos (que vêm em diversas formas e esta é uma delas).

Ou seja, quando você vê a história da ilha de plástico no Pacífico (comumente conhecido por Pacific Garbage Patch), aquele plástico em formato macroscópico corresponde a apenas – pasme – 7% do plástico dos oceanos!

Pois é, e o mais legal da história dos microplásticos é que eles entram na pirâmide alimentar, pois, por serem muito pequenos, são engolidos por peixes e acabam sendo alimento para predadores e assim por diante. Resultado: nós acabamos sendo o predador final e, sim, nós comemos plástico.

Que tempero para a comida, não?

O Instituto Akatu criou o video abaixo para conscientizar a população sobre o uso de sacolinhas plásticas. Vale a pena assistir!


Ok, vamos e convenhamos, plástico é um problema sério! Bom, no fim das contas, o que acontece é que nós temos que começar a nos responsabilizar pelo uso excessivo de sacolinhas plásticas. E a solução? Muito simples: leve sua sacola retornável consigo!

Há vários modelos aí fora e com certeza você possui sacolinhas retornáveis que estão pegando pó em algum canto na sua casa! Separe-a(s) e deixe-a(s) disponível na bolsa, no carro, no trabalho, etc. etc. Essas sacolas são úteis não só para o supermercado, mas para compras na feira, em lojas, em quaisquer lugares onde você for e acabar comprando algo! Vale muito a pena!

Essa campanha começou pelo fato de que o estado da Califórnia ia banir o uso de sacolinhas e acabou não fazendo isso. Ok, mas o que eu e você temos a ver com isso? Tudo! Afinal, as sacolas caem nos oceanos e poluem o planeta inteiro!

Tanto é que eu aproveito para lembrar que no Estado de São Paulo há cerca de 3 anos essa discussão vem sendo fomentada. Uma lei havia sido aprovada em 2012 para a proibição do fornecimento de sacolas descartáveis nos supermercados, mas o Ministério Público atuou em favor do uso dessas sacolinhas (ver reportagem da Folha de São Paulo) e, consequentemente, um desserviço ao meio-ambiente.

Desde então, apenas neste ano, 2015 houve um novo debate sobre o assunto e nada está realmente definido até o presente momento (ver reportagem da Carta Capital). Caso a Carta Capital esteja correta, é possível que isso se torne um movimento em todo o Brasil, o que vai ser algo que impacto brutal para a redução do uso dessas sacolas!


Resultado de tudo isso: o grupo Story of Stuff está promovendo uma campanha para a redução do uso de sacolas plásticas. Basta você tirar uma foto com pelo menos uma sacola retornável sua e mostrar que essa mudança de atitude não é tão difícil assim! Se você quiser checar, o Zero Waste Bloggers Network possui uma página dedicada à conscientização do uso excessivo de sacolinhas plásticas (minha fotinho está lá junto, vai ver, vai)!

Nessa “brincadeira”, recebi indicações de duas blogueiras para postar essa foto:
1) Eduarda Jager: http://eduardajaeger.blogspot.com.br/
2) Lisa Bunny: https://zerowasteadelaide.wordpress.com/

Como basicamente muitos blogueiros (se não todos) já aderiram à campanha, eu desafio você, leitor, a tirar uma foto com sua sacola retornável preferida e inspirar aqueles ao teu redor e linque sua foto ou postagem nos comentários! A minha está como destaque deste post!

***Como tudo na vida, deixar de usar sacolas plásticas requer apenas uma coisa: mudança de hábitos!***


Mais sobre o problema das sacolinhas plásticas (em inglês, sem legenda em português):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s